terça-feira, 29 de março de 2011

Qual a origem do nome do Google e de outras empresas?

Nós sabemos que muitas empresas têm aquele nome estranho, que ninguém sabe explicar a origem. Uma delas é o Google, de onde diabos veio esse nome? É o que eu vou falar pra vocês hoje.

Google:

Primeiro vamos a uma historinha:

Certa vez o matemático Edward Kasner pediu ao seu sobrinho que dissesse uma palavra que representasse o maior número que ele podia imaginar. O menino ficou meio sem saber o que dizer e disse: “googol”. E Kasner criou essa expressão para indicar o número composto por 1 seguido de 100 zeros. Mais tarde ele definiu um número ainda maior: googolplex (que seria 10 elevado a googol).

O nome do Google ia ser Googol, escolhido para refletir a missão da empresa de organizar toda a informação disponível online.



Mas... Como de Googol, o nome foi para Google? Essa é a parte estranha da coisa:

Os criadores da empresa iam receber um cheque de 100 mil dólares de um investidor para dar uma ajuda nos negócios e tornar o Googol uma empresa pra valer.
Quando estava fazendo o cheque, o investidor perguntou qual seria o nome da empresa e eles disseram: “Estamos pensando em Googol”, mas o cara por burrice pura ‘-‘ colocou Google no cheque, o que obrigou os criadores a colocarem esse nome na empresa.

Bom, pelo menos ficou diferente, né?


A história do nome do Google é bem curiosa, mas não é só essa empresa que tem um nome estranho concorda?

Nokia:


Nokia é o nome de uma pequena cidade na Finlândia, país no qual a empresa surgiu. Frederik Idestam, o fundador, deu este nome para que a pequena cidade saísse do anonimato e ficasse mundialmente famosa.


Apple:

 É uma homenagem a Alan Turing, conhecido como o pai da computação.
O logo, uma maçã mordida, é justamente, por ele ter se suicidado comendo uma maça envenenada. (A maça não foi analisada quimicamente, porém ela foi encontrada meio comida do lado da cama onde Alan morreu, por isso, essa hipótese é a mais conhecida entre todos).

Microsoft:


O nome da empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen é a junção de duas palavras: Microcomputer e Software. Então, o nome diz mesmo que indiretamente qual a atividade praticada pela empresa

Yahoo! : 




A palavra foi inventada por Jonathan Swift e usada no livro “As viagens de Gulliver”. Yahoo! Descreve uma pessoa repulsiva na aparência e com bom coração. Os fundadores Jerry Yang e David Filo escolheram o nome porque se consideram Yahoos.