quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Saiba como diferenciar Vírus, Spam, Worm, Spyware e Phishing





Vírus


"Vírus" é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos que bloqueiam chamadas maliciosas nas portas do micro.A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ou CDs.  Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.
Os principais danos que podem ser causados pelos vírus são:

* Perda de desempenho do micro;
* Exclusão de arquivos;
* Alteração de dados;
* Acesso à informações confidenciais por pessoas não autorizadas;
* Perda de desempenho da rede (local e Internet);
* Monitoramento de utilização (espiões);
* Desconfiguração do Sistema Operacional.
* Inutilização de determinadas peças (HD por exemplo, quando se baixa da internet o vírus chamado de KLENEU 66
* Controlar o acionar e desligar de perifériicos da máquina (web cam, por exemplo)

Para manter o micro protegido, alguns passos devem ser sempre seguidos:

* Mantenha seu Sistema Operacional sempre atualizado, no caso do Windows XP, assegure-se que tenha instalado no mínimo o Service Pack 2;
* Tenha um antivírus, e o mantenha sempre atualizado;
* Atualize os principais programas de acesso a Internet (navegadores, clientes de e-mails, mensageiros instantâneos);
* No caso do Windows, nunca abra arquivos anexos em e-mails com extensões .exe, .bat, .scr, .com, .pif, etc, sem antes certificar-se de sua capacidade.

Spam 



Já spam é o envio de mensagens não solicitadas, em grande número, a destinatários desconhecidos.O termo Spam, abreviação em inglês de "spiced ham" (presunto condimentado)Com certeza você já recebeu alguma mensagem pedindo para acessar um site, juntar-se a um esquema de pirâmide ou ainda comprar um produto. Pois todas estas mensagens, e outras, se não autorizadas ou requisitadas por voce, são spam. Uma pessoa que envia spams, é conhecida na internet como "spammer". O termo UCE (unsolicited commercial e-mail, e-email comercial não solicitado) também é muito usado e é basicamente o mesmo que um spam. Algumas pessoas diferenciam o spam do UCE pelo caráter comercial do segundo.
As vezes é preciso um pouco de bom senso e boa memória para saber se a mensagem que você recebeu se trata de um spam, pois é comum os spammers alegarem que você mesmo assinou uma lista ou pediu informações sobre determinado serviço, o que muitas vezes é uma falsa afirmação usada para justificar o envio dos spams.



Worm


Um Worm (verme, em português), em computação, é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email. A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução - o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão generalizada na Internet no pico de seu ataque.

Spyware


Spyware consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento. Diferem dos cavalos de Tróia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker. Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Desta forma, estas firmas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção.

Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários. Roubam dados bancários, montam e enviam registros das atividades do usuário, roubam determinados arquivos ou outros documentos pessoais. Com frequência, os spywares costumavam vir legalmente embutidos em algum programa que fosse shareware ou freeware. Sua remoção era por vezes, feita quando da compra do software ou de uma versão mais completa e paga. Traduzindo ao pé da letra, Spyware significa "aplicativo ou programa espião".



Phishing


Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. Na prática do Phishing surgem artimanhas cada vez mais sofisticadas para "pescar" (do inglês fish) as informações sigilosas dos usuários.
 
Espero que todos tenham gostado, por favor postem seus comentários, obrigado!!!!


 fontes: http://www.oficinadanet.com.br 
              http://br.answers.yahoo.com