Como ativar / desativar a aceleração por hardware do Firefox 4
Assim como no Internet Explorer 9, o recurso de aceleração por hardware do Mozilla Firefox 4 já vem ativado por padrão. Se seu interesse for mantê-lo ativado, não precisa fazer mais nada.
Agora se sua placa de vídeo não for lá grande coisa e se isso estiver causando certa instabilidade no seu navegador, você pode ativar ou desativar a função de aceleração do navegador via GPU sempre que quiser, basta seguir os passos:
Abra seu navegador Mozilla Firefox 4;
Clique no “botão Firefox” que fica no canto superior esquerdo da tela;
Clique em “Opções” e depois em “Opções”, como na imagem a seguir:
Na janela que abrir, clique na guia “Avançado” e depois na aba “Geral”;
Marque ou desmarque a opção “Quando disponível, usar aceleração por hardware”.
Se deixar marcada, você vai permitir que seu navegador utilize os recursos da placa de vídeo para acelerar os recursos multimídia das páginas da internet.
Se desmarcar, você vai permitir que o seu navegador utilize os próprios recursos para isso.
Se você usa o Internet Explorer 9, fique sabendo que por padrão, o modo de aceleração por hardware já vem ativado nele.
Porém, existem alguns casos em que a placa de vídeo do computador do usuário não permite que ele tenha uma boa experiência com a aceleração do navegador via GPU. Na maioria dos casos, pode causar travamentos do navegador ou alguma lentidão ao carregar arquivos multimídia. Nestes casos, seria mais interessante então, voltar para o modo antigo de renderização via navegador, ao invés de GPU.
Para ativar ou desativar a aceleração por hardware do Internet Explorer 9, siga os seguintes passos:
Clique no ítem “Ferramentas” ou então clique Alt + X para abrir o ítem:
Escolha a opção “Opções da Internet”;
Na janelinha que aparecer, clique na aba “Avançadas”;
Na opção “Usar renderização de software, em vez de renderização da GPU”, se estiver desmarcada significa que você está utilizando a placa de vídeo para acelerar o seu navegador, se estiver marcada, você está utilizando apenas os recursos do próprio navegador para isso.
O ideal é você manter esta opção desmarcada, para aproveitar ao máximo este recurso de aceleração por hardware, mas se seu navegador estiver travando o sistema, marcando esta opção pode melhorar isso.
Como ativar a aceleração por hardware do Google Chrome
As novas versões dos principais navegadores já foram lançadas, e uma das principais novidades é a aceleração por hardware, ou seja, seu navegador a partir das novas versões (Google Chrome 10, Internet Explorer 9 e Mozilla Firefox 4) é capaz de usar os recursos da placa de vídeo para melhorar o seu desempenho ao invés de depender só do processador. Na prática, isso faz com que sua experiência em aplicativos multimídia fique mais interessante e rápida.
Por ser um recurso ainda em desenvolvimento, alguns navegadores não vem com o recurso de aceleração por hardware ativado por padrão, é o caso do Google Chrome 10.
Se você quiser dar uma acelerada no seu Google Chrome, veja a seguir como se faz para ativar os recursos de utilização da GPU na aceleração do seu navegador:
Abra o seu navegador Google Chrome;
Digite na barra de endereço “about:flags” (sem as aspas) e aperte ENTER;
Repare que todos os recursos estão desativados, é bom que continuem assim, portanto, só ative as 3 opções descritas aqui, para que seu Google Chrome não fique instável;
Conforme a figura abaixo, ative apenas os seguintes recursos:
GPU Accelerated Compositing
Ativa o CSS em 3D e outras formas de criação de páginas da web de alto desempenho utilizando o hardware GPU (Unidade de processamento gráfico).
GPU Accelerated Canvas 2D
Permite um melhor desempenho das tags de tela com um contexto 2D ao renderizar usando o hardware da GPU (Unidade de processamento gráfico).
Pré-renderização de página da web.
Teoricamente, pré-renderizadores concluem as páginas da web em segundo plano, possibilitando que haja uma navegação mais rápida.
Agora clique no botão “Reiniciar agora”.
Pronto, seu Google Chrome já está com a aceleração por hardware ativada.
Lembre-se que, quanto melhor for a sua placa de vídeo, melhor será o desempenho do navegador.
Esse recurso, no caso do Internet Explorer 9 já está ativado, não precisa fazer mais nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário